"Uma pessoa que começa a correr mantendo a rotina de dezenas de tarefas, com sono e refeições irregulares, só acrescenta mais um fator de exaustão ao dia a dia."
Corrida virou mania. Todos tem algum conhecido que aderiu a essa atividade. Quem corre fala da sua prática com empolgação, pois ela provoca uma sensação de bem estar físico e mental. Além da praticidade de poder ser realizada em qualquer lugar e com mínimo investimento. Perfeita para quem não é adepto a esportes em grupos. Que o exercício físico é garantia de mais saúde não resta dúvida. Mas as vezes a prática prejudica o corpo. No caso da corrida, a falta de preparo e a autoconfiança podem causar problemas sérios ao esportista.
Um erro comum dos iniciantes é achar que correr é um movimento natural do corpo, por isso, não exige nenhuma preparação. O sedentário não se transforma em atleta simplismente por iniciar essa atividade. Obviamente, a prática correta tráz benefícios ao corpo, como a diminuição dos índices de pressão arterial e triglicérides. Mas, antes de calçar os tenis, é bom saber que a corrida não é para todos e que sair correndo sem qualquer preparo pode ser prejudicial à saúde. Para usufruir dos benefícios da corrida é preciso se preparar. A prática deve começar com caminhadas diárias. A cada semana são introduzidos alguns minutos de passadas mais rapidas. Isso depois de passar por uma avaliação médica e comprar os acessórios indispensáveis ao corredor: um frequêncímetro( aparelho que mede os batimentos cardíacos e avisa quando é hora de diminuir a intensidade do exercício, informado esses parâmetros pelo médico ) e tênis especiais para amortecer as pisadas. É importante um trabalho específico para reforçar a musculatura do eixo central do corpo, conhecida como região de CORE. São músculos que ajudam a estabilizar os músculos gravitacionais que mantém o corpo ereto e previne lesões. Esportes de alto impacto como é o caso da corrida aumentam o risco de lesões nos membros inferiores, joelhos em primeiro lugar. Um estudo publicado pelo British journal of Sports Medicine, feito com corredores amadores de ambos os sexos, mostrou que 29,5% deles apresentaram algumas lesões nos membros inferiores em 13 semanas de acompanhamento. Outro estudo publicado na mesma revista , mas com duração maior ( seis meses ), detectou lesões em 79% dos corredores.
Dentre os fatores que aumentam as lesões estão a pisada incorreta, oexagero ao treinar e a fraqueza dos musculos envolvidos nessa pratica. Não é recomendado correr todos os dias e sim alternadamente, dando ao corpo a chance de recuperar do esforço.
Quem corre, sabe como faz bem o exercício ao ar livre e como é agradável a sensação que invade o corpo após alguns quilômetros de corrida. Mas para alcançar esse bem estar é preciso cautela para que a próxima chegada não seje a de uma lesão. Venha fazer uma avaliação com os médicos da Genus ortopedia e depois uma preparação na Genus Life Center.
Nenhum comentário:
Postar um comentário